segunda-feira, 31 de maio de 2010

A diferença entre fazer uma boa série e não fazer

Hail, faz tempo que não postei no blog. Não foi por preguiça, eu não conseguia achar um assunto cool pra comentar, e esse pensamento veio depois de ver a Season Finale (magistral, por sinal) de Supernatural.
Eu baixei os episódios, não aguentava esperar uma semana pra ver cada um, e mesmo assim demorei muito pra terminar, mas posso dizer que valeu cada segundo com a bunda pregada na cadeira no computador assistindo ao Dean e ao Sam.

Quem tem Warner, sabe que Supernatural passa logo após Vampire Diaries, a diferença principal é que Supernatural é uma série com uma concepção original, se não completa, em sua maior parte, enquanto Vampire Diaries é mais um passageiro do bonde das vampiretes pilotado por Edward "tenho alergia a vaginas" Cullen; Vampire Diaries não passa portanto de um pseudo-produto, um caronista num carro que no momento está(va) ganhando a corrida comercial, assim como são todos os outros produtos de vampiros que surgiram recentemente. - Não estou dizendo que eles são ruins (embora sejam em sua maioria, releituras e paródias do original bem-sucedido), alguns podem até (e não duvido) ter mais qualidade do que o messias da febre vampírica, que, juntamente com os coloridos e justin bieber tem assolado a nação. (Oh My God #Janicefeelings, imagine uma fusão dessas febres: Um vampiro infanto-juvenil vestido como uma fusão de todos os ursinhos carinhosos, que fala igual um gângster, tem alergia a vaginas, brilha no sol e bate a cabeça em portas de vidro! É o fim, irmãos! É o fim!)

Bom, mas voltando, depois dessa imagem que vai ficar na minha mente por todos os séculos: Supernatural não é um caronista, não é ninguém que pegou rabeira no sucesso de outrem, Supernatural foi uma aposta (obviamente os produtores perceberam que havia um potencial lucrativo, ou Supernatural seria só uma boa idéia), alguem teve uma idéia que merecia ser explorada e essa idéia resultou nessa excelente série. Aliás as boas séries são séries que exploram alguma idéia que não foi explorada, ou não foi explorada daquela maneira e é isso que faz delas grandes séries. Basta procurar séries com elementos como os de Rescue Me, Sons of Anarchy ou House. Essas são as séries que valem a pena ver, justamente porque elas buscam sair do lugar comum, elas não seguem uma tendência que dá certo, elas alçam vôos maiores por conta própria.

Não vou negar que gosto de séries que seguem modelos pré-fabricados, também não vou negar que eu sei que VD e outras séries "twilight-like" não tem a mim como público-alvo. Mas mesmo nas séries que eu gosto e seguem modelos pré-fabricados, eu preferiria que não seguissem. Bastava apenas originalidade, se todas as séries fossem mais originais, ver televisão seria uma experiência muito melhor!

E pra falar a verdade, esse post todo foi feito porque eu gostei da frase sobre o "bonde das vampiretes..." Mas eu acho que até é uma discussão interessante.

Infelizmente, como no caso da música, ganha o que dá mais dinheiro, não o que é mais bem pensado/original/tem mais conteúdo.

I love it loud \,,/

Nenhum comentário: