sábado, 7 de fevereiro de 2009

Well because we're doing fine And we don't need to be told That we're doing fine Cause we won't give you control...

Esse post é em homenagem à volta as aulas, porque uma coisa que me irrita muito que eu vejo na escola já começou, e acho que isso devia acabar, mas como eu não tenho poder pra parar isso, vou só xingar um poukinho...

Vamos começar com a questão básica: Qual a função do professor? Antigamente (antigamente quer dizer, época antrior à minha, então o que estou dizendo aqui baseia-se nas informações do meu pai - que é professor). Antigamente, a fução do professor era transmitir o conhecimento, ou seja, fórmulas, regras de gramática,revolução industrial e etc. De lá pra cá a função do professor aumentou, agora ele deveria ensinar os alunos a serem indivíduos críticos, capazes de melhorar a sociedade em que vivem, "pessoas melhores", vamos chamar assim. Mas porque eles não fazem isso?

Eu estou na escola oito horas por dia, e vejo isso com freqüência, os professores incutem nos alunos os valores deles, sempre que podem, ao invés de deixar o aluno encontrar os próprios valores. Isso não é ensinar a ser crítico, isso é fazer uma leve lavagem cerebral.
O certo seria o professor promover um debate na sala, para que os alunos que defendessem determinado ponto fossem forçados a pensar em argumentos para defender o lado que estão, para forçá-los a pensar se tal lado vale a pena!! Mas ao invés disso o professor prefere discorrer horas sobre os valores dele, que sinceramentem nem são válidos(pelo menos os dos meus professores), isso é uma idiotice, por mais que o professor tenha certeza de que os valores dele estejam corretos, se ele formasse indivíduos críticos, e eles ponderassem os valores, e os do professor estivessem certos, eles acabariam por optar pelos valores do professor certo?? E se os valores do professor estiverem errados, e ele preferir ensinar eles a ensinar os alunos a serem críticos, ao invés de indivíduos críticos capazes de escolher os valores corretos, temos um monte de indivíduos que acreditam nos valores errados do professor, então além dos diversos problemas que esses valores errados podem acarretar, temos um professor que não cumpriu sua função.

Será que é tão difícil assim eles pensarem nisso? Será que não é lógico tudo o que eu falei ali em cima? Será que as pessoas são tão lerdas a ponto de não perceber isso?

Por exemplo: O professor não deveria dizer a seus alunos que a pena de morte é errada, ele devia perguntar oq cada aluno pensa da pena de morte, isso geraria dois lados na sala, os a favor e os contra, e eles debateriam para ver que lado teria a razão (na minha opinião os a favor), e o professor apenas intermediaria, esse tipo de aula além de tudo seria muito mais dinâmica e interessante do que um nanico sem pescoço, que cospe quando fala, tem mau hálito, língua presa e é um imbecil discorrendo sobre os valores idiotas dele por duas horas.

Mas fazer o que né? Acho que até os professores soubessem como formar indivíduos críticos eles devessem se limitar a ensinar matéria, o estrago assim é menor.

Hey, Teachers, live the kids alone!!!! o/

PS:Dou boas vindas a pah, uma amiga e mais recente blogueira, sucesso pah. ^^

Música do dia: Pink Floyd - Another brick in the Wall:

10 comentários:

Paola disse...

Como voce critica tudo... meu deus !!!
Professores sao também pobres humanos como nós.E como nós sempre estamos mais declinados a colocar as nossas opniões assima das dos outros, não seria nada mais que normal.
Ah sim !vou colocar o exemplo de outra profissão:MEDICINA.
Outra profissão que muitos adoram criticar, quando um médico erra é basicamente crucificado, claro que é uma profissão que não se permite muitos erros, já que custa a vida, mais como todos médicos são seres humanos e erram sim !
Os médicos cuidam da saúde fisica do seu paciente, e o professor da 'saúde mental' (exemplo, ja que quem o faz é o psiquiatra rs), entao, bem, eu acho que falar de professores de uma forma tao inquisitiva soa meio arrogante, assim como falar de qualquer assunto dessa forma o seja.

Voce nao gosta de escola mesmo né? rs

beijos Gui

P'

Leo Vasconcellos disse...

hsaushuashuashauhashu
bom é óbvio que eu critico td, eu fiz o blog por isso XD

mas eu axo que com os médicos há uma injustiça maior, porque quando eles erram a culpa é deles, quando eles acertam é graças a deus XD

e o problema é quando o professor não tem humildade para admitir que essa maneira está errada e acha que só porque ele está falando aquilo é uma verdade.

eu odeio escola XD

/bejomeliga ;D

Paola disse...

uashushuahuhas

criticador sem escrupulos !!! rs
É tenho dó dos pobres (nem tão pobres,ok) médicos.

Beijos P'

Douglas Gallagher disse...

Leonel meu caro amigo psicodélico. O post jah começou mto bom citando The Wall do Floyd, mas vamos a minha visão dos fatos. Eles não nos ensinam a ser pessoas pensantes porque isso não convém, nem a eles, nem ao sistema. Difícil ver um professor qe vai além e recrimina o modo como vivemos nossas pobres vidas, querem que sejamos apenas mais uma marionete adestrada. Como jah citei antes porque eles não nos conta a verdade sobre fatos de nossa história? Porque qndo vamos contra uma idéia por eles impostas, estamos errados, como se eles fossem os Senhores da razão.

O lance o médico eh vdd msmo...qndo acertam o milagre foi de Deus.

Sou crítico aos professores que teem o conhecimento e não passam adiante, já o resto são apenas mais uns pobres seres humanos que não querem exergar a verdade!!

Kara se vc ler o 1984 vc vai pirar!!

Sahh_** disse...

Minha professora de fisica eh assim... ela nao admite os erros, ainda diz que eh apta a dar aulas de matematica, quimica, portugues, frances, alemao, húngaro, latim... etc etc etc... tudo o que vc imaginar!! haha ela eeh fooooda =P e vai corrigir ela pra ver oque ela fala?? hahahaha a discussão na sala com o Nuno rola solta!! hausauhsuahus

Lucas Aquiles disse...

OOI gui

o/

ai vai u link ki vc pdeiu du blog du makabro

suahsouah

é esse


carnavaldiablos666.blogspot.com

XD

Lucas Aquiles disse...

a desculpa é carnivaldiablos saouahous

Tammy disse...

odeio essa música.

Natany Brondi' disse...

Meldels o Gui nunca tá feliz com nada cara .-.


que muleke chato :P






te amo Guii





;Nah

Anônimo disse...

Hey Leonel... long time no?? rsrs???
Escola eh mesmo uma maravilha... sei por experiência, estudo em uma, trabalho em outra... kkk...
Esse controle mental é algo já embutido, socado no subconsciênte do formador de opinião... é um ciclo vicioso, são poucos que conseguem se desvencilhar deste mal...
Outra coisa... lembro -te ... professor que faz aluno se questinar perde o emprego kkkk... discutir este tipo de coisa (pena de morte por exemplo) gera conflitos entre valores familiares ( ou a ausência deles) e a escola...
Assim sendo, o professor carrega o fardo de formar um cidadão crítico sem criticálo, ou fazê-lo se autocrítico.
Existe uma grande inversão de valores nas escolas aualmente... Uma grande confusão, a escola está com o dever de ensinar (passar conhecimento) e valores (não acho isso certo). tais valores deveriam ser trabalhados em casa, em família, com amigos, e dentro da sala de aula aproveitados para (aí sim) questionar o aluno e melhorar seu aprendizado e raciocínio lógico.
Isso dá assunto pra 3 hrs de conversa.... tentando ser rápido... isso eh uma zona... mas o jeito eh questionar, questionar o professor, o diretor, o papa se precisar, e tb se criticar ...
Abração Leonel...