segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Post debate 1. Tema: "Pena de Morte"

Bom, hoje é uma segunda-feira chuvosa e chata, e não sei porque tive essa idéia enquanto tentava caçar algo na geladeira para comer.
Depois de comer uma carne suspeita(que resultou em viagens alucinógenas) tive a singela idéia de fazer uma coisa diferente pra variar: Um "Post Debate". Tãdãããã!!! \o/
Tá bom, pra quem não entendeu a idéia, aqui vai o briefing: Eu vou dar um tema, e as pessoas vão comentar sobre suas opiniões à cerca daquele tema nos comentários, como se fosse um debate "à moda orkut". Como sou o mediador, vou assumir uma postura neutra, assim não vou opinar sobre as opiniões dos outros, vamos dar um pouco mais de interação nisso aqui!!
Só faço um pedido, justifiquem suas opiniões sem usar frases feitas como "Deus diz que é errado" ou "segundo a bíblia". Tá, tá, eu já sei a opinião deles, eu quero a sua ok?
Então vamos ser um pouco mais racionais e lógicos, não faz mal a ninguém certo. =)
E por favor não, façam ataques pessoais, isso desvirtua seu argumento e deprecia a discussão. ^^ (Mas a ironia está permitida =DD - até porque, seria irônico eu proibir a ironia ;D).

Sem mais por hoje.
Cheers. o/

Música do Dia: Oasis - The Masterplan

6 comentários:

Paola disse...

Sinceramente, vendo como é o sistema penintenciario do Brasil, ele já bera a pena de morte, só que da dignidade,mais levando em conta quemetade das pessoas que estão lá já a perderam a um bom tempo... é very nice, killer, killer, killer!

CABEÇAS ROLANDO!

Ah, é compliacdo falar desse assunto, mais eu acho que em caso de flagrante( que não há como a policia errar, esta vendo pô, sem farças) deveria ter pena de morte sim, para estrupo de crianças, assassinato, traficantes, etc.

Por que eu acredito que quem fez uma vez é capaz de fazer varias vezes.

E claro em cas que a pessoa adimitir a culpa, mais é claro que se ela souber que isso a levara a morte nao o irá fazer ^^, mais tem uns loucos por ai que acham que é legal matar, entao, que a cabeça deles rolem, assim como a moral.


sacas?

fico por aqui P'

Nuno Coelho disse...

Bom, vamos aos argumentos lógicos:
Primeiro - Estão terrívelmente enganados aqueles que pensam que a pena capital controla a criminalidade.
Nos Estados Unidos, onde ela é aplicada em alguns estados, o nível de violência é considerávelmente maior nos que se utilizam da pena de morte.
Segundo - Se a sociedade concordar em matar, o que a difere dos criminosos? Já dizia o grande jurista latino do século um: "De que adianta armar de punhais a população, senão para fazer de todos eles criminosos?"
Terceiro - "Fica extinta a pena de morte no Brasil. Salvo em casos de excessão, descritos nessa carta como os estados de guerra e de sítio." Isso é o que diz uma cláusala pétrea da constituição federal. Isto é, a pena de morte se se tornaria uma realidade no Brasil se fosse criada uma nova constituição, à partir do zero. Algo bastante improvável.

Por último, deixo algumas perguntas aos defensores da pena assassina, para que tenham uma idéia do que defendem.
Você olharia a vida de uma pessoa, um ser humano, seu igual, esvair-se enquanto você o mata?
Se sim, qual método você prefereria?
E onde estaria nessa cena a dignidade humana, a inocência que cobramos dos criminosos?
Quem seria o assassino, o assassino frio de alguém indefeso?

Anônimo disse...

Bom....

Contra.... motivo (tirando os morais e pessoais pois estes sei que vc vai descosiderar):

1° --- a morte eh um sossego, o cara espizinha, destrói, estupra e mata e depois morre, friamente, com uma injeção ... q lindo não? assim é fácil... não acha?

2° --- O nosso sitema legal é corrupto e imperfeito... como saber se foi a pessoa certa que morreu? Para podermos decidir a vida de alguém com base em pistas ou provas temos de ter completa certeza.


por enquanto oque me lembro é isto...

Dos morais... (desconsidere se vc achar melhor...)

Como Nuno disse... matar eh se tornar assassino... não poderiamos nos julgar racinais se seguirmos o "olho por olho, dente por dente".

__________________________________

Solução:
Coloque o criminoso trabalhando (recluso é claro) o resto da vida, e sem todos esses direitos... sem 300 mil vizitas e passeios, comida simples e cama dura.

Douglas Gallagher disse...

conEu sou contra a pena de morte, mas devido a atos de ultraviolência esse é um conceito que vem mudando em minha mente, mas ainda sim se apoiarmos a pena de morte creio que não seriamos superiores a um assassino frio. Uma coisa a se pensar é... não precisamos mata-los e sim eles mesmos tomar essas decisões, exemplo: foi preso vai ficar trancafiado em sei lá onde, sem água, comida apenas esperando a hora chegar...assim ele vai sofrer, enlouquecer e depois morrer sem que nenhum de nós tenha realmente ligação direta na morte do infeliz. Sabemos de cada consequencia de nossas escolhas, se cometer um crime bárbaro seria o mesmo que escolher a reclusão, já que não pode viver em sociedade, ficará preso sem usufluir de nenhum benefício da mesma.

Nuno Coelho disse...

O Brasil já teve pena de morte, até quando a justiça errou e um homem foi condenado à forca.
Nesta ocasião, D. Pedro II, o magnânimo, imperador na época, disse:
"A justiça dos homens é falha, um homem será passível de erro até a última instância. Uma vida inocente que se perde põe a perder o sistema todo. Não há algo mais inestimável que uma vida. A pena de morte deixará de existir no Brasil."
O imperador está certo ou não?

Maria Luísa Marc disse...

Sei q meu argumento pode parecer tosco demais, mas eu sou contra simplesmente pelo fato de que podem me mandar por engano algum dia Oo